HQ's by Lucas

Olá, galera!

Aqui é o Kinder!
Estamos meio parados com o blog mas estou retomando agora! Estive de mudança e ainda estou sem internet e o Elfo está em tempo de prova na facu, então tá mei-osso! Mas hoje venho trazer-lhes um amigo na parte de HQ's, o Lucas! Acompanhe aqui e comente! O cara manja de HQ's! E nas próximas postagens, teremos as primeiras traduções das fictions de Legends of the Five Rings ("L5R"). Até breve!
*****
Olá a todos. Esta é a minha estréia neste blog. Meu nome é Lucas, mais conhecido na Internet como Cad Bane, e escreverei as matérias sobre HQs por aqui. Também tenho um blog chamado Tudo de Star Wars, caso alguém aqui se interesse.






Bem, gostaria de começar tratando de um assunto que causa uma certa polêmica nos fóruns de quadrinhos: NOVO VERSUS ANTIGO. As HQs mensais publicadas atualmente são, no geral, muito boas, entretanto existem alguns leitores que afirmam que as únicas HQs que prestam são as mais antigas, da “época deles”. Ou seja, são os leitores que não compram mais nada ou compram apenas encadernados de materiais antigos, como as Bibliotecas Históricas Marvel, por exemplo.


Este assunto sempre vem à tona nos fóruns de quadrinhos, principalmente quando certos trolls provocam os leitores de HQs atuais. É claro que existem várias HQs antigas excelentes, como a fase do Thor por Walt Simonson (cujo volume 4 será publicado pela Panini na época do filme, provavelmente no fim deste mês ou em maio). Também é verdade que existem HQs atuais consideradas por grande parte dos leitores “uma porcaria”, como a fase do Hulk Vermelho por Jeph Loeb (é claro que alguns gostam e defendem, como eu mesmo, por exemplo), mas existem várias séries e escritores bons, como Capitão América (pelo talentosíssimo Ed Brubaker), Thor (que retornou de sua morte pelas mãos do grande Joseph Michael Straksynki), Quarteto Fantástico e Guerreiros Secretos (ambos por Jonathan Hickman, sem sombra de dúvida um dos melhores escritores de HQs da atualidade).


Resumindo tudo o que foi dito no parágrafo anterior: vale à pena acompanhar HQs SIM. Para não acabar lendo histórias ruins o melhor a se fazer é procurar na Internet reviews e opiniões de leitores e a partir daí decidir o que ler. E não são apenas as histórias que contam, mas a arte também. Em minha opinião, os desenhos de hoje em dia são melhores que os do século passado, e o número de bons/ótimos desenhistas é grande. Só para citar alguns: Oliver Coipel, Steve Mcniven, Ivan Reis, Adi Granov, John Romita Junior. A colorização de hoje em dia também é superior, a meu ver.


Um dos maiores defeitos de se ler HQs hoje em dia é o dinheiro gasto, tanto pelo preço das HQs quanto pelo número de HQs por editora (principalmente no caso da Marvel). Mas se dinheiro for o problema, uma boa opção é ler apenas os “megaeventos” das editoras. Ano passado começou a ser publicado no Brasil A Noite Mais Densa (DC Comics, por Geoff Johns e Ivan Reis), que terminou este ano. No caso da Marvel, não houve megaevento ano passado, mas para compensar temos O Cerco este ano, que trata-se da invasão de Asgard por Norman Osborn (ótimo para se ler na época do filme do Thor, não?). O escritor é Brian Michael Bendis e o desenhista é o talentoso Oliver Coipel.
Um grande megaevento adorado por muitos e odiado por outros é a Guerra Civil, que na minha opinião é uma das melhores histórias da Marvel, tanto pela condução da história quanto pelas enormes conseqüências para o Universo Marvel. Vale à pena conferir, é escrita pelo grande Mark Millar e desenhada por Steve Mniven.


Portanto, para quem quer tornar-se leitor de HQs, o melhor a se fazer é dar uma mínima acompanhada (pelo menos) nas histórias atuais, mas também valorizar materiais clássicos, presentes em coleções como Bibliotecas Históricas Marvel ou Os Maiores Clássicos. Um bom meio de acompanhar histórias clássicas sem precisar gastar muito dinheiro em encadernado é com as séries bimestrais Marvel+Aventura e DC+Aventura (2 reais cada, com aproximadamente 22 páginas por edição).
Sempre é bom o mútuo respeito, pois quem não gosta de histórias antigas deve respeitar aqueles que gostam, e quem não gosta das atuais (mesmo que nunca tenha lido) deve respeitar os leitores de material atual. Assim as brigas em fóruns de quadrinhos diminuem.


aheuhaeuhuaehUhaeuhu

Cad Bane

Nenhum comentário:

Postar um comentário